IEAD de Roo,MT

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Efésios: A Epístola das Regiões Celestes

Efésios: A Epístola das Regiões Celestes: "


A epístola de Paulo aos Efésios destaca-se pelo conteúdo teológico e a relação do vocabulário com a teologia das epístolas da prisão. Todavia, o fato de as palavras “em Éfeso” [ἐν Ἐφέσῳ] não aparecer nos manuscritos mais importantes (METZGER: 2006, p.528), mas ser uma inserção posterior, sugere o caráter universal dessa grandiosa epístola. Neste breve comentário, não discutiremos todos os termos teológicos, especialmente os do capítulo 1, no entanto, faremos uma incursão noutros sememas que surpreendem pelo valor e aspecto litúrgico e teológico e, principalmente, pela quantidade de vezes que o vocábulo se repete.

Graça

Paulo usa o termo doze vezes na epístola. A base para o entendimento do uso significativo do termo “charis” [χάρις], ou graça, pode ser encontrado no discurso de Paulo aos anciãos da igreja de Éfeso em Atos 17-38. Ele chama a sua mensagem de “o evangelho da graça de Deus” (v.24). O termo designa “o favor imerecido de Deus”. A saudação comum aos gregos era “charein” (At 15.23; 23.26; Tg 1.1), que designava “alegria”, mas Paulo usa o correlato “charis” para referir-se ao plano salvífico projetado por Deus e levado a cabo por Cristo, como também o desejo de que seus leitores sejam abençoados e tenham paz advinda desta graça. Cada texto, de acordo com seu contexto, sugere um uso distinto e ao mesmo tempo participativo do significado comum do termo graça. Os textos a seguir deveriam ser estudados carinhosamente pelo estudante perspicaz das Escrituras, para melhor compreensão do termo em sua diversidade contextual:

“a vós graça e paz” 1.2;

“para louvor e glória da sua graça” 1.6;

“segundo as riquezas de sua graça” 1.7;

“com Cristo, (pela graça sois salvos)” 2.5;

“abundantes riquezas da sua graça” 2.7;

“pela graça sois salvos” 2.8;

“dispensação da graça de Deus” 3.2;

“pelo dom da graça de Deus” 3.7;

“foi dada esta graça” 3.8;

“Mas a graça foi dada a cada um de nós” 4.7;

“para que dê graça aos que a ouvem” 4.29;

“a graça seja com todos os que amam” 6.24.

Andar

Paulo usa o termo oito vezes na epístola. O sentido do termo é tanto ético quanto doutrinal. Paulo refere-se ao uso figurado, que expressa a natureza geral da vida espiritual. O uso metafórico já foi usado por Paulo em outras epístolas: Romanos 4.12; 6.4, Gálatas 5.16,25; 6.16, enfim, é um termo comum nas epístolas paulinas. Assim o indivíduo “anda em Espírito”, “em amor” ou como “filho da luz”. Os termos sempre aludem ao comportamento ou modus vivendi. Vejamos o uso do termo pelo apóstolo:

“quais Deus preparou para que andássemos nelas” 2.10;

“que noutro tempo andastes, segundo o curso deste mundo” 2.2;

“antes, andávamos nos desejos da nossa carne” 2.3;

“que andeis como é digno da vocação” 4.1;

“andai em amor..” 5.2;

“vede prudentemente como andais” 5.15;

“sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” 5.8;

“para que não andeis mais como andam os outros gentios” 4.17.

Mistério

Paulo emprega o termo seis vezes na epístola. Para compreensão adequada deste termo, é necessário uma comparação formal com a epístola aos Colossenses, que também emprega o vocábulo várias vezes (1.26,27; 2.2; 4.3). A palavra também pode ser encontrada em Romanos (duas vezes), 1 Coríntios (seis vezes), 1 Timóteo (duas vezes) e 2 Timóteo (duas vezes). O uso do termo grego mystērion (μυστήριον) nestas epístolas, possui particular afinidade com o contexto já encontrado em Efésios e Colossenses. Especificamente em Colossenses, mistério é especificado pelo genitivo “mistério de Deus” (2.2) e “mistério de Cristo” (4.3). Nos outros dois casos (1.26,27), o contexto define o mistério em relação a Deus e a Cristo: “Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória”. Em 2.2, este mistério é o próprio Cristo: “para conhecimento do mistério de Deus – Cristo”.

Esse conjunto de características encontra-se também nos textos de Efésios. Em três casos o mystērion é determinado por um genitivo que o põe em relação com a iniciativa gratuita e eficaz de Deus, a sua “vontade” (1.9), com Cristo (3.4) ou com o evangelho (6.19). Em dois casos o termo é usado de forma absoluta, “o mistério” (3.3,9), mas o contexto permite referi-lo, sem dúvida, a Deus ou a Cristo. Exclui-se dessa perspectiva o caso de 5.32, onde designa uma interpretação “profética” de um texto bíblico, precisamente de Gênesis 2.24, relido à luz da ligação salvífica entre Cristo e a Igreja. Vejamos os textos relativos ao termo na epístola:

“descobrindo-nos o mistério da sua vontade” 1.9;

“ este mistério manifestado pela revelação” 3.3;

“compreensão do mistério de Cristo” 3.4;

“dispensação do mistério que... esteve oculto em Deus” 3.9;

“ Grande é este mistério” 5.32;

“fazer notório o mistério do evangelho” 6.19.

Não somos escusados de frisar que Paulo nos dá a chave sobre o seu entendimento do “mistério”: “Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como acima, em pouco, vos escrevi” (3.3). Mistério, para Paulo, não é nada oculto ou enigmático, mas antes algo “revelado” no tempo da graça. Ele chama os seguintes temas dos decretos divinos como um mistério revelado:

a) - As bênçãos espirituais em Cristo nas regiões celestes (1.3);

b) - A eleição em Cristo (1.4);

c) - A predestinação (1.5);

d) - A adoção (1.5);

e) - A redenção pelo sangue (1.7);

f) - Congregar em Cristo todas as coisas (1.10);

g) - O selo do Espírito (1.13);

h) - O poder de Deus no crente (1.19);

i) - Cristo acima de todo principado (1.21);

j) - Cristo, o cabeça da Igreja (1.22);

k) - A Igreja, corpo de Cristo (1.23).

Uma análise minuciosa revelaria muitos outros temas dos quais Paulo considera ser um mistério que foi revelado. Contudo, cremos que estes servem como exemplos.

Corpo

Paulo usa o termo nove vezes. As figuras de 1.22,23, “cabeça e corpo” e a menção de “plenitude” evocam um ambiente cultural e religioso que está na fronteira entre a matriz bíblica judaica e a estóico-helenista, que depois desemboca nas especulações gnósticas (plenitude). Rinaldo Fabris, afirma que:

  • “em conexão com o ambiente bíblico, a imagem da “cabeça” sugere a noção de domínio e soberania; o ambiente helenista estóico leva-nos a ver aí o tema do influxo vital e unificador. Também a imagem do corpo – já presente nas grandes cartas de Paulo (cf.Rm 12.4-5; 1Co 10.17; 12.12-27) – adquire uma nova acepção em referência à Igreja, entendida em sentido universal como a totalidade dos fiéis em Cristo. Além disso, em nosso texto a associação das duas imagens (cabeça-corpo) sublinha não só o senhorio de Cristo sobre a Igreja, mas também a dependência desta em relação a Ele e vice-versa”.

Não obstante a ênfase do corpo de 2.16, não recai especificamente sobre o significado do corpo em 1.23, mas a noção de existir um organismo vivo ao qual membros tão diversos pertencem (4.4; 1 Co 10.17; 12.13; Cl 3.15). O texto de 3.6 comunga com o significado de 2.16, com uma sutil distinção. A expressão “são membros do mesmo corpo”, tem no texto grego o uso de apenas um termo, isto é, “sussoma”, desconhecido na literatura que antecedeu o apóstolo e provavelmente tenha sido um vocábulo criado pelo próprio para expressar a verdade de que os gentios são incorporados com os judeus no Corpo único de Cristo. Uma análise de cada texto revelaria muitas minudências sobre o mesmo, mas a exigüidade do espaço nesta obra comprime a exposição de cada um deles. Cabe ao leitor atento, no entanto, auferir cuidadoso estudo sobre cada um destes textos:

“Que é o seu corpo, a plenitude” 1.23.

“ambos com Deus em um corpo” 2.16.

“e de um mesmo corpo, e participantes da promessa” 3.6.

“um só corpo e um só Espírito” 4.4.

“edificação do corpo de Cristo” 4.12.

“do qual todo corpo, bem ajustado e ligado” 4.16.

“faz o aumento do corpo, para sua edificação” 4.16.

“sendo ele próprio o salvador do corpo” 5.23.

“porque somos membros do seu corpo” 5.30.

Espírito Santo

Paulo faz doze referências ao Espírito Santo na epístola. Na revelação manifestada a Paulo, o Espírito Santo foi concedido à igreja como um “penhor”, “garantia” ou “selo” da redenção. Naqueles dias o selo era um símbolo de autoridade ou posse sobre alguma coisa. Quando uma mercadoria chegava ao porto, só a retirava quem possuísse o sinete cujo símbolo ou iniciais estava representado na própria mercadoria. Assim, somente aquele que fosse o proprietário legal retirava a mercadoria do cais. O selo também designava a inviolabilidade ou integridade de qualquer mercadoria. Esta imagem empregada por Paulo assegura que o Espírito Santo é o selo, ou seja, a garantia de que pertencemos a Cristo, além de atestar a nossa segurança e inviolabilidade. Quando nosso adversário se aproxima de nós e vê o selo do Espírito, logo volta, pois não pode tocar nos eleitos de Cristo (cf. 2 Co 1.21,22). O Espírito Santo, na vida do crente é o selo, a garantia de que o crente pertence a Deus, como uma propriedade pertence ao seu dono. Por isso Ele é o penhor . Este vocábulo os gregos herdaram dos mercadores fenícios; era um pagamento parcial que firmava o contrato e garantia o restante do pagamento. Assim, a experiência do crente com o Espírito Santo é a antecipação e uma garantia daquilo que será seu quando entrar na plena herança legada por Deus. Você pode glorificar a Deus por isso? O Espírito também é o veículo que, estando presente no organismo vivo, que é a igreja, conduz o crente numa relação correta a Deus através de Cristo (2.18). O leitor consciencioso deve conferir cada uma das referências a seguir:

“selados com o Espírito Santo” 1.13.

“temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito” 2.18.

“para morada de Deus no Espírito” 2.22.

“tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos” 3.5.

“com poder pelo seu Espírito no homem interior” 3.16.

“a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” 4.3.

“ há um só corpo e um só Espírito” 4.4.

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus” 4.30.

“porque o fruto do Espírito está em toda bondade” 5.9.

“mas enchei-vos do Espírito” 5.18.

“tomai... a espada do Espírito” 6.17.

“toda...e súplica no Espírito” 6.18.

Celestiais

Paulo usa cinco vezes o termo “regiões celestiais”. Esse é um tema novo na própria epístola e na abordagem paulina sobre as realidades espirituais. O termo grego traduzido por “lugares ou regiões celestiais” é “hepouranios” e, de acordo com o contexto, pode significar desde a habitação de Deus (1.3,20), o local onde espiritualmente o crente está com Cristo (2.6), ou até mesmo a região habitada por diversos seres espirituais (3.10), variando ao local de habitação de seres espirituais da maldade (6.12). As ocorrências do termo na epístola são as seguintes:

“lugares celestiais em Cristo” 1.3.

“pondo-o à sua direita nos lugares celestiais” 1.20.

“e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” 2.6.

“conhecida dos principados e potestades nos lugares celestiais” 3.10.

“contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” 6.12.

Teologia com Graça: Teologando com você!!!
"

5 comentários:

Arnaldo Ribeiro disse...

DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
(GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

(EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

Outro exemplo:

(JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

(JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE; (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

(Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

Arnaldo Ribeiro disse...

O ALTISSIMO JÁ FAZ JUSTIÇA NA TERRA COM A DESTRA DO CRISTO:

(JR.33.2) – Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome): (EX.3.14) – Eu sou o sábio que me enviou a vós outros, (SL.33.19) – para livrar-lhes a alma da morte, e no tempo da fome conservar-lhes a vida: (MT.15.10)–Ouvi e entendei, (2PE.1.20) – sabendo primeiramente isto: Há meio século eu me tornei escravo da liberdade do meu próprio Ser em Cristo, empenhado em esquadrinhar o Tratado Bíblico, no afã de me preparar como Guia dos Guias espirituais, para poder conduzir o povo de Deus à terra prometida. Tenho testado as almas nessa fé, e muitas terão dificuldades em alcançar a relevância dessa obra, dado a sua complexidade aliada à descrença reinante nessa terra pagã e sem futuro. Mas Deus é testemunho de que é com a mais pura das intenções que exorto o estudo acurado da nossa bibliogênese; porque sei que essa humanidade infiel e pervertida, já não poderá subsistir sem o conhecimento que Jesus nos passa através dela.
(LV.17.12) – Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: (SL.58.11) – Na verdade, há recompensa para o justo, há um Deus, com efeito, que julga na terra; pois é o Espírito Santo que revela ao mundo o ex-segredo guardado nas 98 letras e 7 sinais dessa parábola:

(NM.16.28) – ENTÃO, DISSE MOISÉS: NISTO CONHECEREIS QUE O SENHOR ME ENVIOU A REALIZAR TODAS ESTAS OBRAS, QUE NÃO PROCEDEM DE MIM MESMO:

(MC.14.27) – Todos vós vos escandalizareis porque está escrito:

E CRISTO DIZ AOS HOMENS CONSCIENTES: ESTÃO VENDO QUE ESSE SER É MEU ESPÍRITO EM ARNALDO RIBEIRO, NAS MÃOS DO HOMEM QUE AMA.

(GL.4.16) – Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (JÓ.19.4) – Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. (1CO.4.3) – Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo; (1CO.4.3) – porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados. (2CO.5.10) – Importa que compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo; (LS.1.15) – porque a justiça é perpetua e imortal: (MT.10.18) – Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo: (HB.10.30) – Óra, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, Eu retribuirei: (IS.46.13) – Faço chegar a minha Justiça e não está longe: (MT.5.6) – Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça; porque serão fartos.

Arnaldo Ribeiro disse...

JÁ EXISTE UM ELO DO SABER DO CÉU BUSCANDO ELOS DESSE AMOR NA TERRA:
DE REPENTE REAPARECE ESTE ELO ESPIRITUAL QUE RELIGA O CÉU E A TERRA, QUE JÁ CONGREGA IRMÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO, QUE JÁ ESTÁ CRIANDO A VERDADEIRA RELIGIÃO CRISTÃ:
(SL.66.16) Vinde, ouvi, todos vós que temeis à Deus, e vos contarei o que Ele tem feito por minha alma: Na verdade, o nosso Criador já consagrou essa Criatura louca, que se auto-criou como o primeiro elo espiritual de Deus da nova era, pelo poder da sua fé consciente, e que vem agindo como tal para religar o céu e a terra, para unir os irmãos espirituais em Cristo, trabalhando na obra comum da criação da nossa futura terra:
Com 60 letras e 6 sinais os Profetas escreveram na Bíblia:
(2SM) O SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL: DAVI RECEBE A NOTICIA DA DERROTA E MORTE DE SAUL:

Com estes mesmos caracteres escreveram na Bibliogênese:

DEUS TEM SEU ELO DE VERDADE NA VIDA: ARNALDO RIBEIRO AGE E LUTA COMO CRISTO:

Agora eu também já formalizo esta Convocação Divina, recompondo as 48 letras e os 5 sinais deste título bíblico, assim:

(LM)-LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS: JERUSALÉM, DESTRUIDA E DESOLADA:

Irmãs e Irmãos de fé:

SEJAM ÈLOS DE MIM NA TERRA, SERÃO LEALDADE E JUSTIÇA DE DEUS:

(MT.25.37) Então perguntarão os Justos: Até quando os manipuladores da mídia se comportarão como cegos, surdos e mudos, ante à incontestável presença de Jesus Cristo entre nós, a despeito das evidências expostas na internet? Até quando privarão o grande público desse saber viver em Cristo, perpetuando a ignorância, a exploração desavergonhada, e o sofrimento do nosso povo? (LE.8.11) – Visto como não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal: (1CO.1.20)-Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?(JÓ.19.7) - Eis que clamo: Violência! Mas não sou ouvido: Grito: Socorro! Porém não há Justiça! (JÓ.30.25) – Sou irmão de chacais e companheiro de avestruzes: (JÓ.21.14) - E são estes os que disseram è Deus: Retira-te de nós! Não desejamos conhecer os teus caminhos; (1PE.4.5) - os quais hão de prestar contas Àquele que é competente para julgar vivos e mortos! (LC.11.17) E sabendo ele o que se lhes passava pelo espírito, disse-lhes: (MT.17.17) - Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vós sofrerei? (LC.5.3) - Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome: Ai de vós os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar: (JR.2.29) - Por que contendeis comigo? (LC.825) - Onde está a vossa fé?

Arnaldo Ribeiro disse...

O PODER DESSA FÉ JÁ VEM DISSIPANDO AS TREVAS DA CRIAÇÃO DIVINA: E O TEMPO DAS ADIVINHAÇÕES BÍBLICAS E DOS ENGANADORES DO MEU POVO JÁ PASSOU:
(JÓ.32.8) – NA VERDADE HÁ UM ESPÍRITO NO HOMEM, E O SOPRO DO TODO-PODEROSO O FAZ SÁBIO: (PV.4.19) – O CAMINHO DOS PERVERSOS É COMO A ESCURIDÃO, NEM SABEM ELES EM QUE TROPEÇAM: (PV.4.18) – MAS A VEREDA DOS JUSTOS É COMO A LUZ DA AURORA, QUE VAI BRILHANDO MAIS E MAIS ATÉ SER DIA PERFEITO:
(IS.1.2) – Ouvi, ó céus, e daí ouvidos, ó terra; porque é o Senhor quem fala: (HB.12.25) – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (RM.2.24) – pois, como está escrito, (2SML.23.2) – o Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua; (2SML.22.23) – porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei: (MC.11.22) – Tende fé em Deus, (LE.6.12) – pois quem sabe o que é bom para o homem, durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? (MT.7.23) – Então lhes direi explicitamente: EZ.12.28) – Não será retardada nenhuma das minhas palavras, e a palavra que falar se cumprirá: (1CO.10.12) – Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (EZ.12.24) – porque já não haverá visão falsa nenhuma, nem adivinhação lisonjeira no meio da casa de Israel: (MT.21.42) – Portanto vos digo: Agora já sabei ensinar que, ao recompormos a literatura bíblica podemos dissipar as trevas da criação divina, libertar os ex-escravos da escuridão, e expor aos olhos dos justos os feitores das obras do diabo, assim:
O SABER LER A SI:
(ES.12.1)
(AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

(ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)
((AP.19.9) – Então me disse o Anjo: Escreve: (JB.12,13) - HOSANA! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é o Rei de Israel: (GN.41.39) - Acharíamos, porventura, Homem como este em quem há o Espírito de Deus? (JB.7.46) – Jamais alguém falou como este Homem:- (JB.6.14) – Este é verdadeiramente o Profeta que devia vir ao mundo: (LC.2.6) - Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte, antes de ver o Cristo do Senhor: (JB.9.33) – Se este Homem não fosse de Deus, nada poderia ter feito).

Arnaldo Ribeiro disse...

JESUS CRISTO LIVRA A FAMILIA TERRENA DO MAL DO ABORTO COM O PODER DA FÉ: (ES.57.2) - (LE.6.1) – Há um mal que vi debaixo do sol, e que pesa sobre os homens: (DT.13.11) – E todo o Israel ouvirá e temerá, e não se tornará a praticar maldade como esta no meio de ti; (JR.15.5) – pois quem compadeceria de ti, ó Jerusalém? (LE.5.18) – Eis o que eu vi: (EC.25.26) – Toda a malicia é leve em comparação da malicia da mulher, sobre ela caia a sorte dos pecadores: (ÊX.32.31) - Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro: (SL.57.2) – Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa: (LM.2.20) – Vê, Senhor, e considera a quem fizeste assim! Hão de as mulheres comer o fruto do seu carinho? Ou se matará no santuário do Senhor, o sacerdote e o profeta? (JÓ.10.18) porque, pois, me tiraste da madre? Ah! Se eu morresse antes que olhos nenhuns me vissem; (JÓ.81.16) – ou, como um aborto oculto, eu não existi ria, como crianças que nunca viram a luz:(JÓ.5.4)–Os seus filhos estão longe do socorro, são espezinhados as portas e não há quem os livre: (LE.8.11) – Visto como não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal: (HC.2.2) – O Senhor me respondeu e disse: (IS.7.7.) – Isto não subsistirá nem tampouco acontecerá: (ÊX.23.26) – Na tua terra não haverá mulher que aborte, completarei o numero dos teus dias; (1CO.15.45) – pois assim está escrito:(AR.916.64)

(Na pagina 156 da Bibliogênese: São 973 letras e 56 sinais que revelam isto):

Eu sou o Espírito do Senhor Deus, do vosso Pai Eterno, que testei as almas dos filhos de Adão e Eva na minha Lei, e que hoje diz a verdade aos Homens e as Mulheres, na ação de um Santo Profeta que crê, ama, luta e tem falado por mim: Escutai, entendei, amai e lutai; pois haverá bom futuro no Homem que se faz filho do amor, e que se levanta como esse Ser Espiritual iluminado, como o Cristo: Agora existe outro Cristo com o poder do seu Deus, e não haverá mais a malicia do diabo, nem o abominável mal do aborto; porque aqui o Filho do Homem decreta e promulga esta sentença na Santa Lei de Deus: Quem praticar o aborto na obra da criação, cometerá uma loucura e um pecado imperdoável, pois o aborto provocado será considerado como crime de morte na terra do futuro povo Cristão: Então, tanto os homens como as mulheres já passaram a ser pecadores conscientes à luz do saber de Israel, e também não poderão escapar da mão do Senhor, como execu-tores desse crime: Testemunhai que Cristo veio ensinar aos Cristãos como executar as nossas leis e estatutos, e a espiritualizar as almas das crianças, ao ler à si: O Senhor Deus provou aos Homens e às Mulheres que eu existo como o Cristo? E seguireis o nosso Espírito que não morrerá ? (IL.973.56)